escrever é o meu teatro mudo

escrever é o meu teatro mudo
escrever é o meu teatro mudo | 24.08.2002

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hoje mesmo


Se a tristeza matasse
morria hoje mesmo!

Cavava a sepultura,
sem medo, com bravura,
sem credo, com loucura
se pensar ou vacilar..

Pensar confunde o espírito!
e em alturas de delírio
mais vale que esse martírio
não se deixe prolongar..

Deitava fora as amarras
que me ancoram esta vida
Deixava de lado as amargas
recordações e descargas
que me foram incutidas.

Se a tristeza matasse...
Vivia hoje mesmo!

Como nunca vivi antes!
Punha de lado os calmantes,
exercitava o meu corpo,
praticava a minha mente!
Não me deixava calar,
sofrer, doer, sufocar
e acabaria contente!

Se a tristeza matasse...
Morria hoje mesmo!
Vivia hoje mesmo!
Pediria hoje mesmo
Que me fizesses feliz
Que me dissesses na brisa
Que o vento só desliza
Porque o iman funciona
e me leva direita a ti!!

Hoje mesmo!!!

16.08.2002


Poemas da adolescência

AMOR

É como o sol, quente e forte;
É como o mar, louco e imenso;
É sentir a dor devida a um corte
e recebela como a um beijo intenso.

Sente-se o sangue
Sente-se o tempo
Vive-se...

Aos outros
mostramos, nos olhos, o mundo
A nós,
o fundo de um poço sem fundo

Compreendem-se as estrelas,
a essência da vida.
E, as coisas, a mais mesquinha de todas elas
É por nós perfeitamente incompreendida

Ó vil e doce sensação
O mundo cai a teus pés
E por ti se ergue na escuridão
pois a luz que, mesmo apagada, irradias
Faz do Homem um livre prisioneiro do coração.


.1996
________________________________________

O Desconcerto Ecológico do Mundo

Vejo eu os rios e as terras
envenenados até ao âmago.
e vejo os homens de braços cruzados
lutando pela luta com pedras e cajados.

Vejo eu os montes e as serras
sem árvores nem florestas,
e vejo os homens nessas terras
pensando como bestas.

Vejo eu o verde virar cinzento
E vejo o homem dividido
Pensando no Terrestre suicídio
provocado pela sua falta de tento

Mas, não, o Homem é que sabe!
A moda "era" o verde, agora é o cinzento
(imagine-se!) E imagine a gente toda
A tossir e asfixiar nesta chuva de água loda
que traz a morte para perto

E corrija-me se não estou certo
Pois isto é do mundo o ecológico desconcerto
.1996


_________________________________________

A Gedeão

Poeta:
Eles não sabem que a vida
é o resultado dos sonhos
Eles não sabem sonhar!

O dia preenche-os:
acordar de madrugada,
subir a calçada,
chegar ao emprego,
ver lagrima de nêg'o
não poder fazer nada!

Sair à noitinha,
ir direitra à cozinha
alimentar os parentes,
e dizer que depois da janta
a quem cedo se levanta
" Vai para a cama
e não te esqueças de lavar os dentes!"

Não têm tempo para sonhar...

E tu, Alquimista, que sonhaste em sonho um poema,
continuarás no céu achando-o normal?
Ou irás compôr um outro tema
enquanto permaneces sentado nessa pedra filosofal?
Sorri, a vida não está perdida,
Não, enquanto houver gente que, como tu, sabe e sente
que é o sonho que comanda a vida.

.1996

Sem comentários:

Enviar um comentário